segunda-feira, 28 de setembro de 2009
Uma proposta
Talvez por ser das primeiras, talvez porque já acompanhara, por outra via, o tema muito antes de a formalizar; a verdade é que a proposta sobre a antiga Vila Manuel Bernardes (http://www.cidadaosporlisboa.org/index.htm?no=50400000947,054), na Penha de França, foi das que mais regozijo me deu fazer mas também que maior frustração me dá por não a ver implementada passados quase dois anos da sua aprovação em reunião de CML, aprovação arrancada a ferros, aliás.
Esta proposta tem por base uma ideia/projecto de arquitectura paisagista, ainda por cima feito por moradores no bairro (em baixo algumas das imagens virtuais do projecto da autoria de Nuno Almeida e Lília Coelho) e merecedor de um Prémio Jovem Arquitecto Paisagista, e não percebo, sinceramente, uma vez até que a CML dignificou recentemente o miradouro vizinho; não percebo, dizia, como não se resolve de vez este problema que mais não é do que o resultado de anos e anos de especulação imobiliária.
Esta zona e estes terrenos merecem uma acção de campanha eleitoral e muito mais do que isso em pós-eleições. Este bairro precisa destes terrenos livres sob a forma de jardim. Façamos a diferença.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Como não sabia bem onde fazer outra proposta, aproveitei este post... peço desculpa se não é o local mais indicado...
ResponderEliminarPasso então à ideia:
Todos já sabemos da ideia do Aeroporto de Lisboa ir para o outro lado do Tejo, e todos conhecemos as teorias da conspiração (ou não) sobre os apetecíveis terrenos do actual aeroporto (terreno "direitinho", acessos rodoviários, projecto para metro na zona, etc. etc. etc.)... e que tal, caso o aeroporto da portela encerre por "qualquer" motivo, construir lá a nova feira popular (que até foi trazida à baila neste momento) e transferir também para o mesmo local o Jardim Zoológico?
Algumas vantagens:
- Não é necessário a criação de acessos pois eles já existem, assim como estacionamento;
- Não há problemas de pressão ambiental (como havia em Monsanto), pois os carros já circulam na zona;
- Tem infra-estruturas que podem ser modificadas (digo eu) para comercio, apoio ao novo jardim zoológico e feira popular, serviços hoteleiros, etc.;
- Há espaço para construir de raiz um jardim zoológico moderno, com espaço e "dignidade" para os animais (isto não é um "ataque ao actual jardim zoológico que tem feito um excelente trabalho com os meios que dispõe)
- Os moradores de Sete Rios podem ganhar um jardim "novo".
Inconvenientes:
- Não estou a ver nenhum (além do investimento)... mas também não sou perito na matéria.
Fica aqui a ideia.
Cumprimentos
César Marques
(Lisboa)