quarta-feira, 30 de setembro de 2009

A Mouraria está a mudar


O banho de multidão que a candidatura UNIR LISBOA ontem recebeu na Mouraria foi para mim uma experiência extraordinária, porque inesperada. Decerto reflecte muita coisa, como o trabalho paciente e inovador que a Manuela Júdice desenvolveu ao longo dos últimos meses e que culminou com a iniciativa TODOS dentro do bairro. Mas também mostra que não podemos desistir de nenhuma parte da cidade.
O bairro, que tem tantos problemas de inclusão e regeneração, está a transformar-se dia a dia e a energia social que nele se começou a organizar está a dar frutos. A Associação "Renovar a Mouraria" levou-nos a uma viagem imaginária pelo bairro medieval mourisco no sábado passado. Fui lá e aprendi muito. E a Casa da Achada – Centro Cultural Mário Dionísio celebrou ontem o seu primeiro aniversário, com uma pequena multidão fascinada com o que a Eduarda Dionísio, com a sua tenacidade e visão pioneira, está a fazer no coração da Mouraria.
É por estas coisas que vale a pena lutar. E, se puderem, passem pela Casa da Achada, na Rua da Achada, ao longo desta semana. Vale a pena e vão gostar.

[b]Helena Roseta[/b]

6 comentários:

  1. Como votante que serei dos CPL, quer na Junta de Freguesia de S. João de Brito, quer na Coligação Unir Lisboa, li com surpresa hoje um edital afixado, assinado pelo presidente da CML António Costa, a dizer que o nº 2 da lista CPL para a Freguesia (Francisco Martins Simões) desistiu, retirando-se da lista.

    A confirmar-se gostava de saber as razões desta desistência (pessoais? divergências?), se fosse possível os CPL esclarecerem-me.

    E FORÇA!

    Rui Dionísio

    E força!!

    ResponderEliminar
  2. Caro Rui,
    Foram questões pessoais que levaram o Francisco a não continuar disponível para o trabalho que gostaria de ter feito.
    CPL

    ResponderEliminar
  3. Esclarecido.

    Obrigado.

    Rui

    ResponderEliminar
  4. Estimados senhores, a Plataforma por Monsanto, organismo de defesa do Parque florestal de Monsanto em Lisboa, está a fazer um resumo das propostas das principais forças políticas concorrentes á CML para esta importantissima área verde da cidade que serão reunidas e divulgadas na próxima semana. Por este facto pediamos a gentileza de nos enviarem as vossas propostas ou de nos informarem onde as poderemos encontrar.
    Muito obrigado.
    Com os melhores cumprimentos.
    A plataforma por Monsanto
    plataformamonsanto@gmail.com

    ResponderEliminar
  5. Á Plataforma por Monsanto,

    O Programa Unir Lisboa pode ser consultado aqui
    http://www.cidadaosporlisboa.org/index.htm?no=10100001763:092009
    As propostas apresentadas ao longo deste mandato pelos Cidadãos por Lisboa estão todas aqui http://www.cidadaosporlisboa.org/index.htm?no=10100001810:092009

    CPL

    ResponderEliminar
  6. Peço desculpa, pois devo estar errado, mas neste programa não vejo qualquer referencia ao parque florestal de Monsanto que não seja a construção do corredor verde. Ocupando este espaço quase um terço da cidade e tendo a importância que tem terão com certeza propostas especificamente a ele dirigidas que gostaríamos de dar a conhecer.

    Muito obrigado.
    Com os melhores cumprimentos.
    Pela plataforma por Monsanto.
    A. Lourenço

    ResponderEliminar