terça-feira, 28 de julho de 2009

O tempo, escasso, não permitiu mais. Talvez só em meia dúzia de freguesias de Lisboa a coligação entre os membros, individuais/independentes dos C.P.L.s e o P.S. se vá concretizar.
Será uma mais valia absoluta nessas, para essas.
Uma lógica de não partido, a frescura de quem olha as coisas sem outros filtros que não os do seu envolvimento, irá contribuir para o reforço ou a vitória de novas disponibilidades.
Estórias há destes, por estes, entendimentos. As contarei,,,

20 comentários:

  1. É pena. Espero que a diferença seja efectiva.

    ResponderEliminar
  2. Ora aqui está a verdade de que tanto se esperava. Afinal não conseguiram foi as assinaturas e andaram a enganar o Zé Povinho com historias da Carochinha. Tenham vergonha e vão ver as vossas declarações do passado recente sobre coligações com o Ps.
    Bonito e honesto era os que fossem eleitos doassem os seus gordos salários como vereadores e assessores a instituições, e não venham com a mentira que a Roseta não recebia salário na Câmara porque não queria pois era porque não podia, pois não é possivel acumular com outros rendimentos de cargos públicos, pois a mesma tinha de optar entre a reforma da Assembleia da República e o Cargo que tinha na Câmara, e optou pelo que lhe era mais favorável, a reforma.
    Aliás a outra Vereadora dos ditos Cidadãos ganhou um ordenado chorudo durante um ano e não fez nada. Já agora porque não apresentam as contas das despesas dos Gabinetes da Câmara e o que os assesores ganhavm e quem eram como no passado foi feito por outras forças politicas. São todos iguais mas gostavam de ser diferentes.

    ResponderEliminar
  3. Como é possivel ser-se tão ignorante... como podera este país avançar...

    ResponderEliminar
  4. Ao anónimo das 13.10.
    Sou funcionário da CML há muitos anos. em nome da verdade sóposso dizer que assisti ao trabalho da Arquitecta Roseta durante a elaboração do Programa Local de Habitação, e a muitas reuniões e fiquei convencido e votarei nela em qualquer eleição que esta senhora concorra. Poucas há como ela, quer profissionalemnte quer como ser humano. Eficiente, sempre honesta, e a motivar quem trabalha com ela. Tivesse a CML contado com mais politicos destes e não estava como está. E sempre preocupada em não fazer despesas absurdas para o município. A verdade é esta. Força Arquitecta, não somos poucos na CML a querer que cá continue.

    ResponderEliminar
  5. Os "Anónimos" são aqueles que nada têm para dizer a não ser destruir.

    ResponderEliminar
  6. Os "Anónimos" são aqueles que não querem ser perseguidos e ignorantes são aqueles que apenas vêm o que lhes interessa, mas a verdade virá ao de cima, e afinal também têm telhados de vidro e não são poucos, estejam atentos.

    ResponderEliminar
  7. Desde o início da criação do movimento, identifico-me com as ideias e princípios defendidos pela Arqª Helena Roseta para a cidade de Lisboa, cidade tão maltratada na última década…
    Não hesitarei em dar-lhe, de novo, o meu voto para a CML no próximo dia 11 de Outubro na esperança convicta que Lisboa se desenvolva com a dignidade que merece!
    Contudo, como freguês da junta de freguesia de são João de brito, residente há mais de 30 anos na zona da Av. da Igreja, fiquei deveras alarmado e estupefacto com uma informação que hoje um militante local do partido socialista me avançou, com ar pesaroso até: que o movimento da Arqª Helena Roseta avançaria sozinho (sem ser coligado com o PS) com uma lista para a Assembleia de Freguesia de são João de brito, organizada pela família Cruz (pai, mãe e filha e quem sabe quem mais)!
    Ouvi e não quis acreditar. Explico porquê: o pai (sr. Esmeraldo cruz, com 80 anos de idade!!) foi já presidente da Junta, salvo erro, de 1986 a 1993 – 7 anos pois -perdendo as eleições em 1993 para o PS). A sua esposa (idilia cruz) foi a sua secretária na direcção da junta. E mais curioso é que o sr. Esmeraldo cruz é desde 1997 (há 12 anos portanto!!) secretário da direcção da junta de freguesia (PSD) e ao que me disseram continua, ao dia de hoje, como membro da direcção da junta! Consta que da lista além do sr. cruz e da sua esposa figura também a filha salvo erro Cláudia cruz…
    Mas que confusão tremenda é esta? Será que a srª idilia Cruz vai fazer campanha contra o marido que faz parte da sua lista mas que, desde 1997, é juntamente com o actual presidente PSD responsável pelos destinos da freguesia?
    Questiono: alguém responsável pelo movimento escrutinou os elementos desta eventual lista? Ouviram cidadãos da freguesia sobre os mesmos? Desconhecem a gestão, que considero medíocre, da presidência do pai cruz de 1986 a 1993 e em que a sua mulher idilia cruz era sua secretária? Desconhecem a incapacidade que este sr. cruz demonstrou desde 1997 como secretário da Junta e que ainda se mantém na direcção da junta? Agora o movimento apoia OLIGARQUIAS? Pai, mãe, filha e sabe-se lá quem mais da família estará na lista…
    Confesso que fiquei surpreso e estupefacto com a ligeireza que aparentemente norteou a decisão do movimento cidadãos por Lisboa avançar para esta junta de freguesia com estes elementos. Parece que o PS vai coligado com o movimento em algumas juntas de lisboa. Porque razão nesta o PS afastou-se imediatamente (segundo me disse este militante local do partido socialista) de tais pessoas que compõem a lista (pai, filha e mãe e sabe-se lá quem mais)?. Não há ninguém do movimento que coordene estas escolhas e as escrutine devidamente? Ou para as freguesias é quem aparecer primeiro a oferecer-se? Como pode a Arqª Helena Roseta ter caído neste logro?
    Para a CML a Arqª terá, de novo, o meu voto sem hesitação, mesmo em coligação como PS (votarei em si e não no dr. Costa).
    Lamento não poder repetir o gesto para a Junta de Freguesia. E ao que auscultei entre vizinhança que já tinha ouvido rumores desta lista, muita gente actuará da mesma forma. É pena porque se perde uma boa oportunidade de mostrar a força de um movimento independente nesta freguesia que tanto precisa de renovação e que defrauda por completo as expectativas dos seus apoiantes. Adivinha-se uma derrota enxovalhante para a junta sem necessidade. Um flagrante erro de casting.

    ResponderEliminar
  8. Leio e não acredito...
    Um autêntico murro no estômago saber que o movimento se aliou a vários militantes activos do PSD local (um deles actual membro do Executivo da Junta de Freguesia de São João de brito!), para avançar autonomamente nesta Freguesia.

    Quem se segue em termos de coligações su generis? PCTP - MRPP? PNR? Vale tudo?

    Não entendo... Sinceramente não consigo entender.

    ResponderEliminar
  9. Sou morador na Rua José Durop em São João de Brito.
    Se lhe dei o benefício da dúvida na coligação com o PS de António Costa, agora que sou informado da colagem da família Cruz (cujo patriarca tem responsabilidades na Junta de Freguesia há uns 20 anos, de forma desastrosa) ao seu movimento aqui nesta Freguesia, já me decidi: VOTO EM BRANCO quer para a CML quer para a JUNTA.
    Esta candidatura com estes personagens a São João de Brito é um autentico desvario.
    A Srª Arquiteta seguramente que não conhece a realidade em São João de Brito.
    Nem o PS se quer aliar a esta família Cruz. porque será? Já pensou?...

    Rui Pimentel

    ResponderEliminar
  10. Subscrevo a estupefacção.
    Como pode o movimento ter caído neste logro de aceitar, assim sem mais, uma lista formada pelo fraquíssimo sr. esmeraldo cruz (militante PSD e secretário da Junta nos últimos 12 anos), mulher (que foi secretária dele quando ele foi presidente de 1986 a 1993), filha e afins?
    O PSD descartou-os das suas listas, o PS foge a 7 pés desses elementos e eis que os CPL os recebem de braços abertos. Por acso alguém responsável dos CPL tentou indagar junto de fregueses o "timbre" desta gente?
    Esta é uma gaffe das grandes e receio também que o resultado seja humilhantes porque os fregueses de são joão de brito têm memória.
    Votarei na Arquitecta para a CML, mas, lamento, não terá o meu voto nesta lista para são joão de brito. Fraca e...assustadora.

    ResponderEliminar
  11. Pois houve falhas, do meu ponto de vista, ou mesmo erros em S. João de Brito, mas não podemos tomar a nuvem por Juno, os processos são complexos, os envolvimentos não são lineares e é o eleitorado que terá em mãos para avaliação esta lista, que é específica a S. João de Brito, e que não se pode confundir com outras lógicas de cidadania, seja para a Câmara, seja para a A.M.
    Não houve condições para fazer o escrutínio completo e houve algum voluntarismo político, do meu ponto de vista, mas como referi a lista existe agora e os CPLs estão disponíveis para receber, neste caso também a avaliação cidadã, que já se faz sentir, sem censura, por aqui.

    Mas atenção cada caso é um caso e a cidadania deve ser avaliada pelo rigor, a transparência e a participação,,,
    cidadãos em cada boletim de voto há uma resposta cívica.
    Lutar contra nulidades deve ser empenho na construção de alternativas.
    Custe o que custar.
    António Eloy

    ResponderEliminar
  12. A confirmar-se (que não sei ainda) que os CPL avançam para a junta de SJb com lista encabeçada pela mulher do secretário da junta do psd nos últimos 12 anos, e que este, mais a filha fazem parte da lista, expresso desde já, como morador na Av. do Brasil que a lista não terá o meu voto.

    Quanto á CML todos nós devemos empenhar-nos em que a visão para a cidade da arquitecta Helena Roseta mereça vencimento. A cidade merece uma pessoa como a Arquitecta para gerir os seus destinos. Votarei na Coligação para bem de Lisboa.

    Quanto a São joão de Brito (a confirmar-se a composição da lista) acho sinceramente que é um tiro no pé, e poderei mesmo concluir que o Movimento foi indignamente usado por tais figuras (uma vez que o PSD e o PS os negaram seguramente).

    ResponderEliminar
  13. Paulo Baptista (Campo Grande)22 de agosto de 2009 às 07:46

    António Eloy,

    Depois de almoço, eis que tropeço neste Blog da candidatura CPL. Concordo consigo quando escreve que não se deve confundir a nuvem por juno.

    Mas também verdade seja dita que ao que parece essa lista à Junta de S. João de Brito irá a votos com a bandeira dos CPL pelo que as coisas são indissociáveis.

    Estou á vontade porque voto no Campo Grande, mas julgo conhecer também a realidade de São João de brito e, desculpe-me, é normal que as pessoas comecem a estar confusas com esta falta de rigor na escolha das listas.

    Mãe, pai e filha na lista a SJB, ainda por cima, ao que parece o pai ainda está no Executivo da Junta PSD e já foi 2 mandatos Presidente dessa mesma Junta pelo PSD?
    Que grandessíssima confusão...
    Por isso digo que é normal que as pessoas comecem a achar estranho tantas coligações: com António Costa para a CML, com estes militantes do PSD em S. joão de brito. Passa a imagem de que os CPL se agarram a tudo o que mexe sem qualquer lógica de coerência.

    Não faz, de facto, qualquer sentido numa lógica de coerência de ideais uma lista a uma Junta de Freguesia organizada nestes termos.

    Para isso mais valia our ir em coligação com o PS (já agora porque razão o PS não aceitou coligação nesta Junta de Freguesia, se aceitou noutras?)ou não ir a votos.
    Cumprimentos e desculpe o desabafo

    Paulo Baptista

    ResponderEliminar
  14. Caro Paulo
    A nossa lógica é a da cidadania, de forma aberta e confiando nas pessoas. Não andámos a investigar o passado de ninguém e damos liberdade aos cidadãos para se organizarem como melhor entenderem. Os eleitores julgarão os nossos candidatos. O seu desabafo é legítimo, mas dentro do movimento CPL sempre houve gente com simpatias partidárias diferentes. Aqui não há ficha de inscrição nem estatuto disciplinar. O que queremos que haja é dedicação, respeito pelos outros, participação cívica e muita prestação de contas do nosso trabalho. Quanto às listas conjuntas, fizemos um acordo só para a CM e AM, deixando aos grupos locais a liberdade de fazerem ou não acordos para as freguesias.

    ResponderEliminar
  15. Os desabafos e os comentários são bem vindos, no final far-se-à o balanço, também das falhas e dos erros, que humanos não teremos, não temos, dúvidas,,, em reconhecer.
    Repito só:
    é o eleitorado que terá em mãos para avaliação esta lista, que é específica a S. João de Brito, e que não se pode confundir com outras lógicas de cidadania, seja para a Câmara, seja para a A.M.

    O tema está, para mim e certamente para bom entendedor,,, esgotado.
    Vamos empenhar-nos na luta para fazer de Lisboa uma cidade para os cidadãos, com lógicas de participação, ideias culturalmente sustentadas e rigor e transparência na gestão. É esse o combate principal, e foi por esse e não por nenhuma merceeiria de lugares, ou hipoteca de valores e lógicas de intervenção que nos coligámos com o PS, para a CML, para a AML e nalgumas freguesias (Olivais, Benfica e Penha de França).
    Lisboa tem um combate sério entre opções estratégicas fundamentais pela frente, a coligação com o PS tem que ver com os presupostos eleitorais (o que ganha, ou melhor fica à frente é Presidente) e o facto de ao longo destes 2 anos, com inúmeras oposições e críticas frontais termos constada que é, apesar de tudo, com António Costa que há possibilidades de perspectivar uma cidade aberta, uma Lisboa Cidade Aberta.
    Encerrando, por mim, este debate sobre SJB, porque como sabemos os astros só em parte influenciam a meteorologia,,, e essa não lhes alteram as posições...
    Obrigado pelos contributos e o empenho.
    António Eloy

    ResponderEliminar
  16. Por mim também está encerrado este tema de SJB, que nem é a minha Freguesia.

    Apenas gostava de tentar perceber qual foi o critério de escolha dos membros dessa lista (e o mesmo pediria se fosse a Freguesia do Campo Grande):

    1)apenas a disponibilidade, sem mais, das pessoas que se ofereceram? Bastou isso, a disponibilidade? E as ideias? que Projectos para a Freguesia?

    2) E não entendo como em SJB se vai poder criticar o que quer que seja dos últimos 12 anos de gestão PSD, quando a lista CPL é formada precisamente pelo Secretário PSD há 12 anos (no fundo o equivalente a um Vice-Presidente, nº 2 da Freguesia). E integra sua mulher (cabeça de lista) e a sua filha. Também ao que parece militantes PSD. O Santana Lopes e o seu séquito vai achar um "pratinho" tudo isto e vão-se deliciar...

    Sò quero que me ajudem a encontrar uma argumentação lógica que possa utilizar com alguns amigos que tenho em SJB e que, de certeza, me vão interpelar nesse sentido sabendo eles da minha simpatia, desde o início, com os CPL.

    António Eloy: eu até entendo e acho que sei distinguir as lógicas de cidadania (AML, CML, Freguesia).

    Mas o normal cidadão de Lisboa, não habituado a questões políticas não entende seguramente essas lógicas.

    Por isso, em prol dos CPL, peço que me ajudem a encontrar argumentos mais "terra a terra" que ultrapassem estes factos e estas aparentes contradições de coerência para usarmos quando confrontados por amigos.

    Desculpem qualquer coisa.

    Obrigado

    Paulo Baptista

    ResponderEliminar
  17. É uma autentica "barraca" e um escândalo esta oligarquia, da família Cruz com tantos membros na lista, sendo os mesmos militantes do PSD e o patriarca ainda secretario da Junta, que faz campanha contra si mesmo. Paradoxo ? Diversão ? ou há mesmo explicação para este fenómeno ? Quem quer votar no CPL está confuso.... Esclareçam !

    ResponderEliminar
  18. Sou militante PS, morador da Freguesia de São João de Brito e acho esta lista dos CPL uma afronta a raiar a comicidade.

    Já um considerável número de amigos e
    vizinhos me "atiraram à cara" que com esta brincadeira de mau gosto oligárquica por parte dos CPL em São João de Brito, a coligação PS-CPL para a CML também não contará com os votos deles (quando à partida até contaria...).

    É que há coisas com as quais não se brinca.

    Mais não entendem porque é que nas outras 3 Freguesias em que o CPL concorre fá-lo coligado com o PS e só nesta não.

    Um claro tiro no pé na coligação, ainda por cima numa Freguesia que conta com cerca de 12.000 votantes inscritos +-.

    Lamento profundamente, Arqª Helena Roseta, este flagrante erro de casting...

    Incoerência total nos termos.

    ResponderEliminar
  19. Pelos vistos não há um unico comentário favorável a esta triste figura que vão fazer os Ilustres elementos da Lista CPL "orgulhosamente só".
    A menos que, no momento de apresentarem o seu programa e identificarem (nem que seja por fotografia) os seus representantes, tragam grandes surpresas,curriculuns, garantias e superem todas as expectativas, que neste momento são baixissímas.

    ResponderEliminar
  20. Independentemente das exposições feitas e das razões aqui evocadas, o senhor esmeraldo cruz fez trabalho com coisas boas e más, como todos, mas deu mais de 30 anos de contributo publico como autarca e fez obras e actividades como os prédios da Junta entre outras coisas e porisso deve ser respeitado como humano e não com despreso. devia fazer-se uma homenagem a ele num grande almoço ou jantar com todos que são amigos que no passado o rodiavam e abracavam porque lhes convinha e agora o esqueceram. Os problemas da politica n~~ao interssam, mas sim a amizade. vamos mostrar que a amizade não morre e nas horas dificeis os amigos estam presentes.

    ResponderEliminar