quinta-feira, 8 de outubro de 2009

As bicicletas da campanha


Alguma comunicação social fez um sururu por causa do destino das cerca de 200 bicicletas que usámos no passeio de domingo passado à beira-rio. Perguntar não ofende, por isso me informei junto do mandatário financeiro da campanha e posso esclarecer que: comprar é mais barato do que alugar, quando se trata de uma grande quantidade; o total da acção realizada terá custado menos de 5.000 euros; as bicicletas foram entregues aos voluntários que fizeram o percurso de uma hora para poderem continuar a participar em novas “bicicletadas” até ao fim da campanha.
Ninguém ofereceu bicicletas a troco de votos, pelo que qualquer comparação com Valentim Loureiro, como vi escrito num jornal, é um uso abusivo da técnica da amálgama. E com 5.000 euros fazem-se cinco outdoors, que não servem para nada depois das eleições.
Cada bicicleta a mais é um carro a menos na cidade – e esse é um objectivo essencial que não acaba no dia das eleições.
As candidaturas gastam como entendem o dinheiro da campanha eleitoral, desde que cumpram a lei. De todos os gastos é obrigatório prestar contas no final à Entidade das Contas, contas essas que são públicas. Veremos quanto gastaram outros em acções que nada acrescentam à cidade. Mas sobretudo não nos deixemos condicionar por acusações desproporcionadas. Clareza e boa fé são para nós, serão sempre, ingredientes fundamentais da acção política.

Helena Roseta

9 comentários:

  1. Gostaria que me esclarecessem uma dúvida: li hoje no folheto dos CPL para a Junta de Freguesia de S. João de Brito a promessa de consultas de apoio jurídico gratuito aos Fregueses.

    Em conversa ao pequeno almoço com amigo advogado com funções na Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados ele disse-me que isso configura PROCURADORIA ILICITA, uma vez que só a Ordem dos Advogados pode ministrar tal aconselhamento e que já várias Juntas infractoras haviam suspendido essa prática ilegal.

    É verdade isto? Se sim, como é que os CPL pode estar a prometer uma ILEGALIDADE, por mais generosa que a mesma promessa se apresente aos fregueses?

    A Arq. Helena Roseta tendo sido Bastonária da Ordem dos Arquitetos, deveria ser solidária nesta luta da Ordem dos Advogados contra a Procuradoria Ilicita.

    Estes deslizes necessitam de ser evitados.

    Ou será que este folheto não apssou pelo escrutinio da direcção dos CPL?

    Não acredito que a Arq. helena Roseta pactue com estas promessas ilegais.

    ResponderEliminar
  2. Claro que vi e sei o que se pretende. Que na junta haja um gabinete jurídico para aconselhamento dos munícipes. O gabinete terá de ser suportado pela junta e as matérias em que dá aconselhamento serão nas áreas da competência da Junta. Nada disto fere o estatuto da Ordem dos Advogados.

    ResponderEliminar
  3. O que são "matérias nas áreas da competência da Junta"?

    Ou são matérias jurídicas ou não são. E se são matérias jurídicas (logo, aconselhamento jurídico), estamos perante zona da exclusiva competência da Ordem dos Advogados que tem gabinetes próprios para tal efeito..

    É bom o Dr. Marinho Pinto não ler a resposta da Arquitecta...

    ResponderEliminar
  4. E o 'Bairro das Caixas' em Alvalade, será que não merece a atenção de ninguém!?
    Será que os moradores deste Bairro não têm direito a viver em harmonia com os seus espaços?
    Ruas esburacadas, passeios destruídos, traseiras dos prédios que são autênticas lixeiras, os jardins da frente, junto aos prédios, "tratados" e nem todos, pela Junta de Freguesia, que se comprometeu em arranjá-los, o que de facto fez mas mal. Enfim, muita coisa haveria para dizer mas fico-me por aqui.
    Se esta mensagem lhe merecer alguma atenção, por favor, não me venha falar dos estudos e projectos, normalmente "à la longue", para os espaços pertencentes às Freguesias de S. João de Brito e S. João de Deus, porque isso, em nada nos vai beneficiar. A nossa, é a Freguesia de Campo Grande, há muito esquecida. Parques de estacionamento, que, ao que parece, é o que está previsto para essa parte do Bairro, não são a nossa prioridade e nem penso que resolvam o problema de trânsito e mal estacionamento. Façam-se parques na periferia da cidade e verão de facto, diminuir o número de carros em Lisboa.
    Saudações Democráticas
    Bloquista Indecisa

    ResponderEliminar
  5. Psstt Dr Marinho, venha cá pôr ordem nos anónimos ameaçadores

    ResponderEliminar
  6. É com a ausência de respostas que se perdem as maiorias!...
    Decididamente Bloquista!

    ResponderEliminar
  7. 113 votos dos CPL em São joão de Brito num universo de 7188 votantes efectivos.

    Eu pintava a cara de negro.

    Porque não ouvem os conselhos da gente de são joão de brito que bem avisaram que esta candidatura era um escãndalo?

    ResponderEliminar
  8. A tinta não pega caro anónimo. Somos transparentes. E não vemos escândalo algum em que os fregueses de São João de Brito tenham escolhido uma outra lista onde depositar o seu voto. Vemos sim, a democracia a funcionar. Por isso festejamos os nossos eleitos, muitos mais do que em 2007. Elegemos 2 vereadores - Helena Roseta e Fernando Nunes da Silva - 6 deputados municipais - Maria do Céu Guerra, Ana Gaspar, Filipe Lopes, Paula Marques, José Alberto Franco e Ana Sofia Antunes - e 5 CPLs nas três freguesias em que entrámos com listas conjuntas. Em Benfica, Ana Regedor e Sando Araújo, na Penha da França a Leonor Santos e, nos Olivais, a Anabela Silva e o Rui Simões. Parabéns a todos! Fizemos e faremos a diferença.

    ResponderEliminar
  9. Cara bloquista,
    Quando pretender contactar os CPL sobre um problema concreto, e não simplesmente comentar o blog, pode fazê-lo por telefone ou email para qualquer dos nossos contactos no site. Os assessores estão devidamente identificados por pelouros que acompanham.
    No entanto, a sua questão, que também levantou em comentário no site, foi já encaminhada para o nosso assessor responsável pelas áreas que menciona.

    ResponderEliminar