terça-feira, 6 de outubro de 2009

Um requerimento


De todos os requerimentos CPL em dois anos há um que, pelo resultado final caricato, serve de paradigma do estado camarário acumulado de décadas, que convém corrigir sob pena de não se fazer a diferença. A história resume-se em três pinceladas:

Alertado por terceiros tomei conhecimento do Proc. Nº 440/EDI/2006 (“Processo Reabilitante Em Curso”) para o edifício da antiga engomadoria Ramiro Leão, na Travessa da Pena, edifício registado no Inventário Municipal do Património (nº 24.65) e IIP, diga-se, por causa, claro, não só da fachada em tijolo mas do seu recheio arqueológico industrial. O prédio esteve abandonado anos a fio e o desfecho só poderia ser um:

Projecto de alterações/demolição/construção nova sob a forma de “recriação do edifício original” mas com “ligeiras” diferenças de pormenor entre elas um aumento de cota altimétrica, o que provocou um primeiro parecer negativo do IPPAR, a que se seguiu um positivo condicionado, desde que se mantivesse a fachada bem como a "sua volumetria e ritmo de fenestração’ (grande achado!). Os protestos então apresentados por alguns moradores e pela Junta de Freguesia, esses cairiam sempre em saco roto.

Voltando ao alerta do morador, a questão era evidente: a construção que estava em curso não respeitava minimamente o projecto aprovado, já que às fachadas nem vê-las, o recheio, idem, e a volumetria do que crescia pouco tinha que ver com o que lá estava antes. Daí o requerimento CPL de Novembro de 2008.

Ora, passados que foram cinco (!) meses sobre o mesmo, em Abril de 2009, eis a resposta clara dos serviços: embargue-se!

Contente com o resultado da coisa, alertei quem me havia alertado e fui ver a coisa. Tiro pela culatra. O prédio já estava concluído e neste momento está em venda.

5 comentários:

  1. Pois é, acontece que certas pessoas conhecem bem as situações, jogam a favor delas ou actuam por terceiros. Movem-se muito bem dentro da AP, até são funcionários... Ou seja..Sabem mexer os cordelinhos. Transparência era bem necessária.

    ResponderEliminar
  2. Caros senhores,

    Uma vez mais pedimos que nos facultem, até ao fim da manhã, as vossas propostas para o Parque florestal de Monsanto.Pensamos que estarão cientes da importância desta estrutura para a cidade de Lisboa.
    Muito obrigado.
    Com os melhores cumprimentos.

    A Plataforma por Monsanto.

    ResponderEliminar
  3. O problema é que este movimento não tem propostas concretas para Monsanto.

    Apenas generalidades.

    Bem podem ficar sentados à espera das propostas.

    ResponderEliminar
  4. Pois então, ainda vai a tempo de tentar saber o que se está a passar na obra em curso no Largo do Contador Mor com a Rua das Damas! Onde ficavam os antigos Paços de Sto. Elói!! E que sofreram grandes obas pela rainha D. Leonor, mulher de D. Manuel!! Parece que afinal o terramoto não destrui por completo o velho palácio quinhentista! Há por lá portais manuelinos em cantaria e coisas do género!! Mas tudo indica que o promotor se está nas tintas para tudo isso!! Acho que a bem da cidade, vale a pena tirar esta história a limpo!! Ainda não é tarde!! Mas há pouco tempo!! Os martelos estão por lá!!

    ResponderEliminar
  5. Paços de Santo Eloi???!!!! Está a precisar de investigar...

    ResponderEliminar