segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Exemplo da diferença (3)

E pronto, acabou a campanha e há que começar quanto antes a meter mãos à obra. Está cumprida a primeira parte da missão.

E nada melhor, acho eu, que fazer da remoção dos cartazes de propraganda das ruas, praças e jardins de Lisboa, o primeiro acto da Diferença.

Assim, desejo, realmente, que a CML dê o exemplo e mande retirar no prazo de 48h todos os cartazes que infestaram a cidade durante tempo excessivo. Além do mais será simbólico e elucidativo.

E pode aproveitar a "onda" para fazer ver à CNE que é urgente a redefinição das regras de afixação de propaganda eleitoral. Há demasiados cartazes e pendões para uma capital da UE. Temos que recuperar o atraso geracional.

10 comentários:

  1. Passadas 48 horas, eis que acordo com toda a poluição visual na mesma em Lisboa: cartazes de todos os tamanhos e feitios, pendões.

    Já cansa. É um claro atentado à nossa qualidade de vida.

    Porque se demora tanto tempo a retirar algo que em 24 horas devia estar removido? Aliás, acho que essa remoção até devia ser feita na madrugada de 6ª para sábado (dia de reflexão).

    Não há brigadas rápida de limpeza e remoção da CML capazes de tal trabalho? É assim tão dificil?

    Os lisboetas agradecem!

    Arquitecta Helena Roseta, aqui tem o seu 1º desafio de influência junto de António Costa. Fico a contar os dias que ainda demorará a remoção de toda esta poluição visual.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Como António Eloy escreveu em tempos neste blog é imperioso fazer uma avaliação do que correu bem (CML) e o que correu mal (ex. o previsível vexame em são joão de brito).

    Reli os comentários dos últimos tempos em relação à junta de SJB e retive estes 2 parágrafos de uma comentadora:

    "Em 2007, nas intercalares, fui uma activa entusiasta dos CPL para a CML tendo sido uma alegria enorme ver o resultado final nesta Freguesia, creio que à volta dos 600 votos (o dobro de votos do que o PP, ou a CDU, ou o BE). Corrijam-me se estiver errada mas é esta a ideia de memória que tenho quando fui ver os editais finais. Foi o 4º melhor resultado (a seguir a psd, ps e Carmona).

    Lembro-me que um grupo de amigos transpôs isso para método de hondt e se tivesse sido para a Assembleia de Freguesia os CPL teriam eleito 2 membros, o que é fantástico!"

    Dos 600, parece que se passou para 100, e da possibilidade de 2 membros na assembleia de freguesia passou-se para a nulidade objectiva de zero elementos.

    Não podemos incorrer no erro do BE em Lisboa, e começar a pensar, para daqui a 4 anos, em listas verdadeiramente crediveis para as freguesias (por ex. Anjos bem precisa, Alvalade, Lumiar). essa deve ser a vocação prioritária dos CPL no futuro para alavancar um crescimento sustentado.

    mMs para isso é necessário um trabalho prévio de estudo, auscultação, e escolher os melhores dos melhores, para evitar erros de casting como foi, pelos vistos, a péssima experiência da lista s. joão de brito com handicaps evidentes ao que pude ler (dissidentes do PSD, membros das mesmas famílias, actual secretário há 10 anos da Junta PSD...).

    Exig~encia na escolha e no escrutínio exige-se.

    Vamos já começar a trabalhar com afinco, freguesia a freguesia, e verão que todos juntos conseguiremos apresentar, em 2013, 53 candidaturas autónomas fortes às 53 Freguesia de Lisboa.

    Utopia? Eu acredito. Força CPL.

    Contem comigo.

    ResponderEliminar
  3. Claro que não haverá tabus na análise e balanço.
    Disse a Helena que esta lista estava nas mãos dos eleitores, para bom entendedor,,,
    mas claro que devemos re-pensar, e equacionar alguns dos procedimentos havidos, e questões que continuam sombrias, e desde logo assentar bem os pés na terra mas ter os sentidos na linha do horizonte.
    Este blog tem acolhido criticismo que será, tem sido avaliado.
    Agora com outras águas pensar na estrutura do movimento, sem ilusões ou metas que não sejam as da água a correr é o mais importante, no quadro de uma organicidade nova, e sem estabelecer metas que podem ser desenquadradas.
    Durante 4 anos somos poder em Lisboa e iremos construir também com os nossos parceiros entendimentos, e também nas freguesias, onde ganhámos em conjunto mas também nas outras em que contibuimos para as vitórias.
    O mundo pula e avança, demos um passo de cada vez...
    Deste blog me despeço,outros haverá, agora
    António Eloy

    ResponderEliminar
  4. 72 horas e a poluição visual de cartazes e pendões ainda proliferam pela cidade.

    Para quando a remoção? Custa assim tanto?

    ResponderEliminar
  5. Caro anónimo, cabe a cada partido remover os seus cartazes. Os cartazes UNIR LISBOA têm já estado a ser removidos. Muito obrigada por nos manter a par, dá jeito ter alguém disponível para contar as horas e fazer inventário do trabalho feito.

    ResponderEliminar
  6. CPL: fi-lo com a convicção de quem acha imprescindível a remoção dos cartazes e pendões em 24, 48 horas (aliás, a Arq. Helena Roseta também falou em 48 horas).

    Dispenso é o tom irónico da V. resposta.

    Independentemente de ter votado na coligação Unir Lisboa (e votei!), acho de péssimo tom tal resposta mofareira.

    Não voltarei a importunar-vos com alertas e sugestões. Aprendi a lição...

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  7. Caro Anónimo,
    Não se amofine que ninguém pretendeu fazer mofa de ninguém. Mas sim fazer ver que não compete à CML (como o anónimo já antes sugerira) remover os cartazes, dando-lhe ao mesmo tempo um sinal de estarmos atentos aos seus avisos.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo:

    Sou levado a concordar consigo, pois também interpretei a resposta (bem como esta que antecede - não se amofine??? -) como sendo de mau tom,faceta que desconhecia por completo nos CPL.

    Gostaria, aliás, que o autor das respostas se identificasse e não se escondesse por trás da sigla CPL.

    Tal como também acho que o anónimo se deveria ter identificado. culpa dos 2 lados.

    Se você, pelos vistos, desistiu de sugerir, eu não tenho qualquer problema em substitui-lo nessa tarefa de contar os dias e horas pois é, de facto, uma vergonha que os cartazes surjam colocados de um dia para o outro, mas para se retirarem é um suplício.

    Além disso, se bem li as palavras da Helena Roseta:

    "Assim, desejo, realmente, que a CML dê o exemplo e mande retirar no prazo de 48h todos os cartazes que infestaram a cidade durante tempo excessivo. Além do mais será simbólico e elucidativo".

    Simbólico já não o será. Elucidativo, muito menos. Porque mesmo que a responsabilidade seja dos partidos, o facto é que os cartazes da coligação UNIR LISBO ainda abundam pela cidade.

    Mau prenúncio para Lisboa se nem este SIMPLES desejo da Helena Roseta consegue ser cumprido...

    Então aqui vai: 4 dias, 96 horas. (Amanhã, nova contagem).

    Tiago Moreira (Lumiar)

    ResponderEliminar
  9. Alguém faz ideia de quanto tempo demora a remover um cartaz? Parece que não.
    Trabalho em publicidade, e dou já duas respostas.
    Os cartazes que se encontram pela cidade foram colocados ao longo de semanas, é impossível removê-los todos em 48 horas, a menos que se pretenda gastar um disparate de dinheiro que depois não se poderá justificar nas contas das campanhas.
    A cãmara só pode remover cartazes (o que tem um custo para a câmara) depois de autorizada pelo tribunal.
    Não vejo nenhuma diferença no tom dos CPL em relação ao do anónimo. É o anónimo que recorre à palavra "mofareira" classificando assim a primeira resposta aqui dada, utilizando uma palavra hoje em desuso, mas com raiz em "mofa" e parente de "amofine". Julgo que a resposta CPL foi simplesmente no mesmo tom. E sou um CPL desde a primeira hora, sempre recebi respostas assinadas CPL.
    Também me parece que estão ambos, o anónimo e o Tiago, a fazer leituras apressadas. Helena Roseta não disse uma palavra sobre os cartazes. Este post aparece assinado por Paulo Ferrero e não pela arquitecta. Que aliás vi no seu facebook que está de férias até Novembro. Talvez fosse melhor contactarem e insistirem directamente com o blog ou site UNIR LISBOA.

    ResponderEliminar
  10. Fiquei estupefacto ao ler os posts anteriores.

    Mas então os CPL fizeram parte da coligação UNIR LISBOA ou não? Parece que não...

    Toca a chutar para canto... Para mais, gozando com as pessoas que legitimamente dão a sua opinião.

    Poderiam ter respondido de forma pragmática e útil que iriam enveredar todos os esforços junto do PS, outros partidos e CML (esta para alertar os partidos) para a rápida reposição do espaço público. Mas não...

    Espantosa a súbita arrogância e deslumbramento que se vai apoderando dos CPL, com grande pena minha.

    No comments

    Miguel Fradique

    ResponderEliminar